sábado, abril 18, 2015

Mariano Gago (1948-2015)

Portugal, a Ciência e a política perderam um dos homens mais influentes dos últimos anos. Um dos melhores políticos que este país já teve: José Mariano Rebelo Pires Gago (Lisboa, 16 de maio de 1948 — Lisboa, 17 de abril de 2015).
Mariano Gago (1948-2015). Fonte: Wikipedia
Tive a honra de ter estado com ele várias vezes. Admirava-o muito. A visão estratégica que Mariano Gago tinha para a ciência e para o desenvolvimento do país era entusiasmante e demonstrou a todos nós que a ciência é essencial para uma nação. Dos seus numerosos legados que nos deixou, a Ciência Viva e divulgação científica, a modernização da Ciência e centros de investigação, são, porventura dos mais marcantes.
Na minha opinião, é o melhor ministro que alguma vez tivémos. 
Disse-me uma vez "Eu só consigo fazer o que faço porque os portugueses reconhecem o valor e interesse da Ciência. Sem esse apoio seria impossível."
Gago sempre mostrou interesse pela Paleontologia e património paleontológico. Instigou a criação de uma comissão para as bases de uma legislação dedicada à paleontologia, que acabou por nunca vir a ser aplicada devido a mudança governamental.

Mariano Gago e Octávio Mateus, Academia de Ciências de Lisboa-3-2-2011

Com admiração,

Octávio Mateus

Sem comentários: