sábado, setembro 28, 2019

iNaturalist, a app que faltava para os naturalistas

iNaturalist é um app e site de internet que estava a fazer falta entre os naturalistas, as pessoas que observam e estudam a natureza, sejam amadores ou profissionais. Ainda não dá para paleontologia mas para todos os que adoram identificar e observar vida selvagem, este site é app agora disponíveis são extraordinários.

iNaturalist, www.inaturalist.org,  é um projecto científico e de ciência cidadã e uma rede social que conecta  naturalistas, cientistas e biólogos com o objetivo de construir e mapear a biodiversidade em todo o globo partilhando observações. As observações podem ser acrescentadas através da página web ou desde uma aplicação móvel. Permite identificar e arquivar todo o tipo de vida selvagem actual.

Em Portugal, estão associados. ao site biodiversity4all.org, que teve apoio da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A grande vantagem é que cada observação está associado a um excelente identificador de espécies suportado por um poderoso motor de inteligência artificial que depois pode ser validada pela comunidade.





Sem comentários: