sexta-feira, novembro 12, 2021

Ilustração científica com dinossauro do Museu da Lourinhã recebe prémio internacional de arte

Ilustração científica com dinossauro do Museu da Lourinhã recebe prémio internacional de arte

Um dinossauro carnívoro é o tema que venceu o prémio mais importante de ilustração científica por Victor Carvalho do Mestrado em Paleontologia da Universidade Nova de Lisboa.

O paleoartista luso-brasileiro Victor Carvalho, de 34 anos, venceu o prémio Lanzendorf - National Geographic na categoria melhor Ilustração Científica. A premiação que é organizada anualmente pela Society of Vertebrate Paleontology, a mais reconhecida sociedade de paleontologia do mundo, com o contributo da National Geographic, consagra os melhores paleoartistas do mundo.

A paleoarte é a arte de temas paleontológicos baseada em dados científicos, é um ramo do desenho científico que visa produzir interpretações credíveis da vida pré-histórica e dos organismos que dela fazem parte, através do conhecimento de diversas áreas como anatomia, ecologia e etologia, para além do domínio artístico.

Victor Carvalho que é mestre em Desenho pelo Instituto de Belas Artes da Universidade de Lisboa, frequenta o Mestrado de Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora, já trabalha com a reconstituição de animais extintos há mais de uma década, ao longo da qual já colaborou com investigadores do Museu de História Natural do Rio de Janeiro e o Museu da Lourinhã.

A obra intitulada "Baryonyx revisited" foi o resultado de um ano de trabalho em conjunto com os investigadores da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus e Darío Estraviz. O título faz referência a uma revisitação à morfologia e à anatomia da espécie Baryonyx walkeri, conhecida pela ciência desde o final da década de 80, da mesma forma que faz uma alusão à revisitação feita recentemente pelos investigadores da Nova ao afloramento onde foi possível recuperar novos fósseis do representante português desta espécie.

É a primeira vez que este prémio vem para Portugal. “Fui como muitas das crianças dos anos 90, que deslumbraram-se ao assistir Jurassic Park nas cadeiras dos cinemas. Entretanto, os anos passaram e a paixão manteve-se” diz Victor Carvalho que participou pela primeira vez neste concurso, tendo sido já convidado para ir em 2022 ao congresso Society of Vertebrate Paleontology em Toronto, Canadá, para levantar o seu prémio.               


https://vertpaleo.org/past-award-winners-and-grant-recipients/ 

https://www.instagram.com/carvalho.paleoart/



Sem comentários: